domingo, 7 de junho de 2009

Noite de gala





Soltaram mais uma baforada e o cheiro dos cigarros invadiu o ar mais uma vez. Em algum lugar, alguém arrota e dá uma gargalhada histérica. Todos bebem e fumam sem parar, alguns ainda de terno, largados às cadeiras ao redor da mesa. É mais uma terça-feira. Fumamos e bebemos no meio da semana. Grande coisa.
.
Uns riem e fazem estardalhaço de suas piadas banais. Outros reclamam da vida e maldizem suas famílias. Terça-feira. Pais de família trabalham amanhã. Hoje à noite, nós vagabundeamos, entre quedas, xingamentos e risos. E cambaleamos até o armário de bebidas para não deixar a alegria escapar. Enchemos copos, entornamos a bebida boca adentro e em seguida as garrafas vazias são arremessadas às paredes gastas. O teto já parece cansado de nós. Está cada vez mais fraco, prestes a ceder. Ninguém se importa. Os cacos de vidro espalhados pelo chão não incomodam.
.
A comida acabou. Agora só nos resta o cheiro do tabaco e o gosto amargo do Dreher. Todos continuamos rindo. Contamos as mesmas piadas da semana passada. Todos mostramos os dentes estragados e as gengivas enegrecidas, em sorrisos sinceros, em alegrias falsas. O humor gira em torno de insinuar que o próximo é homossexual, ou talvez corno. Grande coisa.
.
Talvez sejamos covardes. Talvez sejamos filósofos. Talvez filósofos covardes. Sim. Todos admitem a condição. Alguns até gostam dela. Alguém vira mais um copo, de olhos fechados, e pronuncia, para todos ouvirmos, a máxima da noite. Uma frase curta que encerra um discurso ao qual ninguém se deu ao trabalho de dar ouvidos. Não nos damos a trabalho algum, afinal. Levanta-se com alguma dificuldade e declara a grande conclusão com a voz enrolada: "A verdade está no álcool!". Ao que é muito aplaudido por todos os presentes. Já estamos todos bêbados. Temos a verdade, e isso nos basta. É o suficiente. É o que nos resta. Festejar a bebedeira, fazer piadas sobre absolutamente porra nenhuma, cantar e vomitar madrugada adentro.
.
Em algum lugar lá fora, nossas esposas nos traem, nossos filhos descobrem o sexo e se esbaldam com entorpecentes.
.
Pouco nos importa.
.
Ainda temos meio estoque de bebidas e muitos cigarros a fumar.

6 comentários:

  1. Estranhamente, repugnantemente...maravilhoso. É a melhor maneira de definir o que você escreveu. Viva o alcool, enfim! Como queria passar a vida bêbado para não ter que ligar para porra nenhuma...Acredito que não seja só eu.

    Muito bom! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. NadA estranho... você diz sobre uma verdade que não 'condiz' realmente com 'a' verdade, isso pra quem se acostumou a ouvir e crer nas próprias mentiras.
    Teu texto é fabuloso!! Muito bom mesmo!
    Morte às garrafas cheias!

    D.M.

    ResponderExcluir
  3. fugir enquanto é tempo, parece o lema de uns...

    todos nós temos nossos cigarros e nossas garrafas... alguns usam o jogo, outros o sexo, outros a internet. garnde teia a nossa, nosso proprio confinamento.

    demais ler isso. parabéns amigo!

    Blog Suicide Virgin

    ResponderExcluir
  4. Eu te disse já que esse é um dos melhores, não disse?

    ResponderExcluir
  5. carai!!!
    muito bom! porra! o que escrevo num chega aus seus pé!
    sou teu fã brow!!!

    ResponderExcluir